filmeu

Disciplina Didática dos Desportos II

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua refleção sobre as principais questões das Didáticas Específicas de Atletismo, Natação, Lutas, Ginástica e Dança. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo Programático CP1) O regulamento das modalidades, a sua terminologia e os modelos técnicos e/ou táticos de desempenho; CP2) Adaptação de regras e segurança em contexto escolar; CP3) Progressões de ensino e aperfeiçoamento técnico e/ou tático das modalidades; CP4) A avaliação dos diferentes domínios do processo ensino-aprendizagem das modalidades em contexto escolar: métodos e critérios.
  • Objetivos

    Objetivos

    Define-se os objetivos de aprendizagem (OA): OA1) Conhecer o regulamento, a terminologia e os conceitos específicos, e os principais aspetos técnicos e/ou táticos das modalidades; OA2) Conhecer as principais questões relativas à segurança e integridade dos praticantes das modalidades; OA3) Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas de ensino das modalidades para o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário; OA4) Observar e identificar os erros técnicos e/ou táticos mais frequentes das modalidades, determinar as suas causas e consequências, e aplicar os meios e métodos de intervenção para a sua correção; OA5) Implementar e avaliar as atividades de ensino e aprendizagem das modalidades.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Prática pedagógica supervisionada em contexto real (ME1) Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo C (2004) Manual de Ajudas em Ginástica. Porto Editora Araújo C; Moreira J (2005) Manual Técnico e Pedagógico de Trampolins. Porto Editora Barbosa TM et al (2022) Manual de referencia para o ensino e aperfeiçoamento técnico em Natação (2ª ed). Federação Portuguesa de Natação Batalha AP (2004) A Metodologia do Ensino da Dança. FMH Edições Deval V; Palla E (2010) Judo-Del descubrimiento a la formación. Federación Gallega de Judo Federação Portuguesa de Atletismo (2012) Dossier do professor: fundamentos correr, saltar, lançar. FPA Marques IA (2003) Dançando na Escola. Cortez Editora Rius SJ (2014) Metodología y Técnicas de Atletismo. Paidotribo Russell K (2010) Basicgym. Fundamentos da ginástica e literacia motora. Federação de Ginástica de Portugal Veloso R et al (2016) Formação Desportiva em Judo: Aspetos a considerar no momento de conduzir o processo. Associação de Judo do Distrito de Santarém Veloso R et al (2010) Uma abordagem didáctica do judo: Ideias e sugestões de trabalho. UTAD
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios