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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende sensibilizar os alunos para a importância da Ética, Responsabilidade Social e Sustenatbilidade, pois são áreas de grande relevância para a Gestão de Recursos Humanos, na medida em que um Gestor de RH deve ter bem presente estes conceitos, para efetuar a sua gestão de um modo ético e sustentável. Trata-se de uma área considerada transversal a todos os domínios de atuação de um Gestor de RH.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6569-13797
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Responsabilidade social corporativa 1.1 – A empresa e os desafios sociais e económicos 1.2 - Definição de responsabilidade social corporativa CP2. O papel e a função dos negócios na sociedade 2.1 - Ética nos negócios 2.2 - Códigos de conduta CP3. A natureza e evolução da governança corporativa 3.1 - Normas, proteção e segurança 3.2 - O “greening” das economias e das empresas - o desafio da sustentabilidade CP4. Sustentabilidade - oportunidades e desafios 4.1 - Gestão de um negócio sustentável 4.2 - Incorporando a prática de responsabilidade social corporativa
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Objetivos
Objetivos
OA1. Entender o conceito de responsabilidade social e sua relação com o contexto empresarial como uma práticasocial necessária OA2. Identificar e analisar problemas e dilemas éticos, bem como discutir as suas implicações para os negócios OA3. Conhecer e instrumentalizar as melhores práticas para a governança corporativa OA4. Identificar e traçar estratégias para a implementação e gestão de um negócio sustentável ou de programas deresponsabilidade social corporativa
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC são aplicadas metodologias pedagógicas como problem solving, análise crítica da teoria aplicada à realidade e debates individuais e em grupo sobre a atualidade, com base na teoria apresentada. Também são convidadas empresas, que apresentam aos alunos problemas reais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Canon, T. (2012). Corporate Responsibility: Governance, Compliance and Ethics in a sustainable Environment (2. Ed.).Pearson. Ferrell, O.C., Fraedrich, J. e Ferrell, L. (2015). Business ethics: Ethical decision making and cases (10th edition).Cengage Learning. Magalhães, C. (2011). Responsabilidade social e regulada no sector metalomecânico brasileiro e português: um estudocomparativo e cultural. In Maria Alice, N. C. et al (orgs.), Responsabilidade Social: Uma visão ibero-americana (pp. 81-109), Almedina. Rego, A., Cunha, M., Costa, N., Gonçalves, H., & Cabral-Cardoso, C. (2006). Gestão Ética e Socialmente Responsável.Editora RH. Santos, M. J., Silva, J., Sampaio, J., Henriques, P., & Eusébio, C. (2005). Desenvolvimento Sustentável eResponsabilidade Empresarial. Celta. Trevino, L. K., & Nelson, K. A. (2010). Managing business ethics. John Wiley & Sons.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não