filmeu

Disciplina Criatividade dos Media e Aprendizagens com Literacia dos Media e da Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende trabalhar em detalhe a Criatividade dos media e aprendizagens em contexto dos estudos da Literacia dos Media e da Informação 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Novo ambiente de aprendizagem  1.1. Estratégias de aprendizagem informal  1.2. MIL e nova abordagem pedagógica  1.3. Vantagens e desvantagens do MOOC  1.4. Aprendizagem mista    2. Como usar as redes sociais?  2.1. Criação com redes sociais para o jornalismo 2.2. Criação com redes sociais em contextos educativos 2.3. Youtubers e influenciadores como um novo modelo    3. Como promover a criatividade nos média  3.1. Criatividade e direitos de propriedade intelectual  3.2. Técnicas de storytelling  3.3. Jornalismo móvel  3.4. As vantagens e desvantagens do podcast    4. Criação de um projeto de Media digital recorrendo a técnicas de criatividade 4.1 Conceçao, Desenho e prototipagem de um produto interativo para ambientes de aprendizagem  4.2 Disseminação em contextos digitais
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de: - Identificar e analisar as tendências atuais em multimédia;  - Identificar e analisar as práticas atuais em ambientes de aprendizagem; - Aplicar narrativa multimédia / digital aos objetivos de comunicação; - Identificar e aplicar a criatividade dos novos média; - Utilizar as redes sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público; - Compreender o ponto de convergência entre diferentes tipos de média e produzir conteúdos digitais. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brites, Maria José & Ravenscroft, Andrew & Dellow, James & Rainey, Colin & Jorge, Ana & Santos, Sílvio & Gerrard, Angela & Auwaerter, Andreas & Catalao, Daniel & Balica, Magdalena & Camilleri, Anthony. (2014). "RadioActive101 Practices". DOI:10.13140/2.1.3083.0409 Publisher: CIMJISBN: ISBN 978-989-20-5359-2 Friezem, E. (2014). A story of conflict and collaboration: Media literacy, video production and disadvantaged youth. Journal of Media Literacy Education, 6(1), 44–55. García-Ruiz, R., & Perez-Escoda, A. (2019). (20) (PDF) Instagramers yYoutubers: Uso pedagógico para el desarrollo de la competencia digital, in I. Aguaded; A. Vizcaíno-Verdú & Y. Sandoval-Romero (eds.) Competencia mediática y digital: del acceso al empoderamiento. Huelva:Grupo Comunicar Ediciones. Unger, R., & Chandler, C. (2012). A Project Guide to UX. For user experience in the filed or in the making (Second). New Riders. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios