-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende trabalhar em detalhe a Criatividade dos media e aprendizagens em contexto dos estudos da Literacia dos Media e da Informação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP6062-21855
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Novo ambiente de aprendizagem 1.1. Estratégias de aprendizagem informal 1.2. MIL e nova abordagem pedagógica 1.3. Vantagens e desvantagens do MOOC 1.4. Aprendizagem mista 2. Como usar as redes sociais? 2.1. Criação com redes sociais para o jornalismo 2.2. Criação com redes sociais em contextos educativos 2.3. Youtubers e influenciadores como um novo modelo 3. Como promover a criatividade nos média 3.1. Criatividade e direitos de propriedade intelectual 3.2. Técnicas de storytelling 3.3. Jornalismo móvel 3.4. As vantagens e desvantagens do podcast 4. Criação de um projeto de Media digital recorrendo a técnicas de criatividade 4.1 Conceçao, Desenho e prototipagem de um produto interativo para ambientes de aprendizagem 4.2 Disseminação em contextos digitais
-
Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de: - Identificar e analisar as tendências atuais em multimédia; - Identificar e analisar as práticas atuais em ambientes de aprendizagem; - Aplicar narrativa multimédia / digital aos objetivos de comunicação; - Identificar e aplicar a criatividade dos novos média; - Utilizar as redes sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público; - Compreender o ponto de convergência entre diferentes tipos de média e produzir conteúdos digitais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brites, Maria José & Ravenscroft, Andrew & Dellow, James & Rainey, Colin & Jorge, Ana & Santos, Sílvio & Gerrard, Angela & Auwaerter, Andreas & Catalao, Daniel & Balica, Magdalena & Camilleri, Anthony. (2014). "RadioActive101 Practices". DOI:10.13140/2.1.3083.0409 Publisher: CIMJISBN: ISBN 978-989-20-5359-2 Friezem, E. (2014). A story of conflict and collaboration: Media literacy, video production and disadvantaged youth. Journal of Media Literacy Education, 6(1), 44–55. García-Ruiz, R., & Perez-Escoda, A. (2019). (20) (PDF) Instagramers yYoutubers: Uso pedagógico para el desarrollo de la competencia digital, in I. Aguaded; A. Vizcaíno-Verdú & Y. Sandoval-Romero (eds.) Competencia mediática y digital: del acceso al empoderamiento. Huelva:Grupo Comunicar Ediciones. Unger, R., & Chandler, C. (2012). A Project Guide to UX. For user experience in the filed or in the making (Second). New Riders.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não