filmeu

Disciplina Avaliação Neuropsicológica I

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta UC é esperado que o aluno adquira um conhecimento abrangente das principais técnicas de avaliação neuropsicológica utilizadas numa abordagem comportamental.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) Aspetos concetuais e práticos da avaliação neuropsicológica - Visão histórica da avaliação neuropsicológica - Modelos de Avaliação Neuropsicológica - Objetivos da avaliação neuropsicológica - O papel do neuropsicólogo na avaliação neuropsicológica - Princípios éticos na prática da avaliação neuropsicológica CP2) A validade da avaliação neuropsicológica - Desenvolvimento e Análise Psicométrica - Simulação e esforço insuficiente (malingering) - Considerações culturais e de diversidade CP3) Introdução à avaliação neuropsicológica - Entrevista, história clínica e observação - Testes de Rastreio Cognitivo - Baterias e avaliação neuropsicológica compreensiva
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1) Descrever os objetivos e principais modelos de avaliação neuropsicológica (AN) OA2) Compreender os princípios gerais da AN que garantem a sua eficácia, bem como as limitações das inferências que podem ser retiradas dos resultados de AN OA3) Refletir sobre o papel do neuropsicólogo na AN e respetivos princípios éticos OA4) Conhecer pressupostos de validade e parâmetros psicométricos dos testes de AN OA5) Discutir procedimentos para identificar a simulação e esforço insuficiente no processo de AN OA6) Definir a entrevista clínica com base no pedido clínico OA7) Identificar, através da observação, sintomas subtis e apresentações atípicas no processo de avaliação OA8) Reconhecer fatores que podem influenciar a AN e avaliar as suas consequências para a validade da AN OA9) Distinguir testes de rastreio cognitivo e baterias de avaliação neuropsicológica compreensivas, refletindo na sua aplicabilidade
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) pretende dotar os estudantes de conhecimento teórico relevante que lhes permita adotar uma postura ativa e baseada em evidência. Irão ainda ser desenvolvidas atividades de teor prático com o foco no desenvolvimento de competências transversais ao contexto clínico. Especificamente, serão promovidas atividades de revisão de literatura e análise crítica de artigos científicos na área da avaliação neuropsicologia (ME2), diálogo interativo (ME3) e debate (ME4) acerca do estado da arte, bem como a reflexão em torno das limitações e potencialidades dos materiais atualmente disponíveis e validados para a prática. De forma a consolidar conhecimento relativo à condução de entrevista clínica (antes de se explorarem mais aprofundadamente os testes de avaliação neuropsicológica para diferentes faixas etárias em Avaliação Neuropsicológica II), irão também ter lugar exercícios de role play da situação da entrevista (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Strauss, E., Sherman, E. M., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. Oxford University Press. Bowden, S. (2017). Neuropsychological assessment in the age of evidence-based practice: diagnostic and treatment evaluations. Oxford University Press Mondini, S., Cappelletti, M., & Arcara, G. (2023). Methodology in neuropsychological assessment: An interpretative approach to guide clinical practice. Routledge Vanderploeg, R.D. (2011). Clinician’s guide to neuropsychological assessment (2nd Edition). NY: Routledge
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios