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Disciplina Neurociência Cognitiva e Afetiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina teórico-prática focada nas interações da mente-cérebro-comportamento no sentido de identificar, descrever e compreender os processos cognitivos e afetivos na perspetiva das neurociências.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução ao objeto de estudo da Neurocie¿ncia Cognitiva e Afetiva CP2: Processos percetivos: o ce¿rebro auditivo e visual CP3: Processos cognitivos e estruturas cerebrais: Processos Atencionais, Mnésicos e de Funcionamento Executivo CP4: Processamento Afetivo e estruturais cerebrais CP5: Cognic¿a¿o Social CP6: Processamento Cognitivo e Afetivo da Resposta Sexual CP7: Aplicac¿o¿es Pra¿ticas da Neurocie¿ncia Cognitiva e Afetiva (exemplo: o diagnóstico em Neuropsicologia Clínica à luz da proposta empiricamente derivada Research Domain Criteria, intervenção em Neuropsicologia Clínica à luz dos princípios do Neurofeedback)
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Identificar o objeto de estudo da Neurocie¿ncia Cognitiva e Afetiva OA2: Reconhecer a relação da Neurocie¿ncia Cognitiva e Afetiva com a Neuropsicologia Clínica e especificar a sua relevância no âmbito do estudo das funções mentais superiores; OA3: Aprofundar funções mentais superiores relacionadas com os processos percetivos, cognitivos e afetivos OA4: Avaliar e interpretar a relação entre sistema nervoso, cognição, emoção e comportamento OA5: Usar apropriadamente os conhecimentos adquiridos sobre o sistema cérebro-comportamento, para refletir no seu impacto clínico em caso de lesão cerebral OA6: Reconhecer a importância da cognição social e sua relação com processos cognitivos e afetivos na promoção do comportamento social OA7: Compreender a relação entre processos cognitivos e afetivos na resposta sexual e no bem-estar sexual das pessoas. OA8: Explorar aplicac¿o¿es pra¿ticas da Neurocie¿ncia Cognitiva e Afetiva para o diagnóstico e intervenção em Neuropsicologia clínica
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O momento expositivo (ME1) das aulas permitira¿ uma introdução ao objeto de estudo da Neurocie¿ncia, relativo à sua importância no estudo das funções mentais superiores (perceção, cognição, processamento afetivo, cognição social, redes neuronais complexas, integração cérebro comportamento). Tratando-se de uma UC também com componente pra¿tica, os objetivos de aprendizagem sera¿o promovidos atrave¿s de metodologias de ensino de natureza interativa e dina¿mica, com maior potencial para fomentar a aprendizagem ativa dos/as estudantes; nomeadamente: atividades de pequeno grupo (ME2), pesquisa bibliográfica (ME3), discussão de casos cli¿nicos considerando alterações nos processos mentais superiores estudadas (ME4), feedback do docente e pares (ME5), diálogo interativo (ME6). A componente pra¿tica permitira¿ o treino de compete¿ncias atrave¿s da apresentac¿a¿o e discussa¿o de casos cli¿nicos com alterações nas funções mentais estudadas, bem como o desenvolvimento do raciocínio crítico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ward. J. (2015). The Student ¿s Guide to Cognitive Neuroscience (3th Ed). UK: Psychology Press. Gazzaniga, M., Ivry., R. B. & Mangun. G. R. (2019). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (5th Ed). NY: W.W. Norton & Company. Cage., N. M. & Baars. B. J. (2018). Fundamentals of Cognitive Neuroscience: A beginner ¿s guide (2th Ed). Academic Press. Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed). NY: Psychology Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
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