-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular trata, essencialmente dos vários planos associados à organização e gestão da segurança dos edifícios e, ainda, dos planos de emergência municipal.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2600-17011
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Planos de emergência de proteção civil: 1.1. Processo de planeamento de emergência 1.2. Fases do planeamento de emergência 1.3. Agentes de proteção civil no planeamento de emergência 1.4. Logística de Proteção Civil 1.5. Enquadramento normativo dos planos de emergência 2. Comunicações de Emergência 3. Mecanismo Europeu de Proteção Civil 4. Planos de emergência em edifício 4.1. Medidas de autoproteção 4.2. Planos de evacuação 4.3. Simulacros 5. Estudos de caso
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se habilitar os estudantes de ferramentas teórico-práticas e competências analíticas sobre ordenamento e planeamento do território; a importância do planeamento na prevenção e minimização de catástrofes naturais e tecnológicas; a relevância do planeamento na fase pós-catástrofe/socorro; conhecer e destrinçar os diversos conceitos relacionados com o planeamento em proteção civil; conhecer e distinguir as famílias de planos de emergência. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquirim conhecimentos sobre comunicações de emergência, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e os planos de emergência em edifícios (medidas de autoproteção, planos de evacuação e simulacros). Para consolidar conhecimentos, serão analisados estudos de caso para aplicação prática dos conceitos teóricos abordados durante as aulas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino consiste numa exposição feita aos estudantes, com recurso a documentos em PowerPoint (fornecidos aos estudantes) e na resolução de exercícios práticos para consolidação de todos os conteúdos lecionados. A avaliação contínua é composta por uma prova teórica, correspondendo a 20% da nota final e a um trabalho prático correspondendo 80% da nota final. O trabalho prático é objeto de duas apresentações. A primeira sobre o estado atual dos conhecimentos sobre o tema em análise, objetivos e metodologias a desenvolver. A segunda corresponde à apresentação final do trabalho. Todos os elementos de avaliação contínua são obrigatórios e a prova teórica tem nota mínima de 7 valores (em 20). A frequência das aulas é obrigatória e, para ter aproveitamento nesta modalidade, o estudante não pode faltar a mais que 30% das aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANPC, 2012. Guia para o Planeamento e Condução de Exercícios no Âmbito da Proteção Civil. Caderno Técnico 22. ANPC. ANPC, 2011. Guia para a Elaboração de Planos Prévios de Intervenção ? Conceito e Organização. Caderno Técnico PROCIV 11. ANPC. ANPC, 2011. Guia para a Caracterização de Risco no âmbito da Elaboração de Planos de Emergência de Proteção Civil n.º 19. ANPC. ANPC, 2008. Manual de Apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil. Caderno Técnico PROCIV 3. ANPC. Erickson, P. A. (2006). Emergency Response Planning. 2th ed. San Diego: Academic Press. Haddow ,G., Bullock, J, ,Coppola, D. P., 2013. Introduction to Emergency Management (Fifth Edition). Butterworth[1]Heinemann, 440p. Pinheiro, João, 2012. Medidas de Autoproteção de Segurança contra Incêndio em Edifícios, Vol. I ? Organização Geral. ANPC.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não