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Disciplina Intervenção Conjugal e Familiar

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende dar a conhecer os principais modelos de avaliação e intervenção em famílias e casais. Focar-se-á a apresentação do modelo sistémico na intervenção com famílias. Relativamente à intervenção com casais, abordar-se-á a diversidade de modelos existentes (modelo cognitivo-comportamental, modelo sistémico, bem como o modelo de terapia focada nas emoções, baseado na teoria da vinculação).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: (In)definição de família e diversidade familiar. O conceito de família em transformação, a par das mudanças sócio-demográficas. Problematizações e implicações para a intervenção familiar CP2: A família enquanto sistema. Funções e estrutura da família. Espaço e Tempo familiares (eixo sincrónico e diacrónico) CP3: A pragmática da comunicação humana e seus impactos na dinâmica familiar. CP4: Crise e mudança: crises normativas e acidentais; mudança de 1a e de 2a ordem. CP5: O ciclo vital da família: fases e tarefas desenvolvimentais CP6: Intervenc¿a¿o familiar: hipo¿tese siste¿mica (valor do sintoma), interrogato¿rio circular, reenquadramento; te¿cnicas ativas CP7: Estratégias de recolha e registo de informação: Genograma, Mapa de rede, Ecomapa CP8: Casal e funcionamento. CP9: Avaliação e intervenção no casal. CP10: Sexualidade no casal: reconhecer implicações para a terapia de casal vs terapia sexual.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Compreender a família à luz do Modelo sistémico e conhecer os principais contributos teóricos neste domínio para a avaliação familiar. OA2: Utilizar técnicas provenientes do Modelo sistémico para a intervenção em processos terapêuticos com famílias. OA3: Identificar e relacionar os principais factores psicossociais que influenciam a relação do casal. OA4: Avaliar e intervir nas principais dificuldades relacionais e sexuais do casal.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alarcão, M. (2000). (Des)Equili¿brios familiares. Uma visa¿o siste¿mica. Quarteto Editora.  Barker, P. & Chang, J. (2013). Basic family therapy (6th ed.). Blackwell Publishing Ltd. Gottman, J. S. (Ed.). (2004). The marriage clinic casebook. WW Norton & Company. McGoldrick, M., Carter, B., & Garcia-Preto, N. (2016.). The expanded family life cycle: Individual, family, and social perspectives (5th ed.). Pearson.  Nichols, M. P., & Davis, S. D. (2017). Family therapy: Concepts and methods (11th ed.). Pearson. Palazzoli, M. S., Boscolo, L., Cecchin, G., & Prata, G. (1980). Hypothesising - circularity – neutrality: Three guidelines for the conductor of the session. Family Process, 19, 3-10. Relvas, A. P. (2000). O ciclo vital da fami¿lia. Perspectiva siste¿mica (2ª ed.). Afrontamento  Johnson, S. M. (2019). Attachment theory in practice: Emotionally focused therapy (EFT) with individuals, couples, and families. The Guilford Press. https://doi.org/10.4324/9781351168366       
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