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Apresentação
Apresentação
A disciplina Seminário de Dissertação tem por propósito consolidar e sistematizar as noções teóricas e os conhecimentos práticos dos estudantes de Mestrado sobre o desenho, planificação e execução de uma dissertação, proporcionando-lhes a oportunidade de antecipar e testar, sem compromisso, parte importante dos seus caminhos de investigação futuros. A disciplina propõe uma série de formas e fórmulas em torno do “saber fazer” académico a preencher pelos estudantes com os conteúdos resultantes das suas próprias escolhas e objectivos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6581-8855
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Passos e dilemas práticos comuns a todas as investigações em Relações Internacionais Roteiros, desenhos, passos, métodos e técnicas adequados a escolhas e objectivos de investigação específicos (conteúdos variáveis em função das escolhas e objectivos de cada estudante) Aspectos formais: normas para a elaboração e apresentação de teses Dicas práticas sobre a apresentação e defesa de dissertações
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Objetivos
Objetivos
Adquirir as competências teóricas e práticas necessárias para desenhar, planificar e executar uma investigação científica concreta, no nível de Mestrado, em Relações Internacionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões intercalando exposição e trabalho prático evoluindo em função das escolhas e objectivos de cada estudante relativamente a uma potencial dissertação. A avaliação contínua consistirá numa apresentação oral acompanhada da entrega de um relatório de suporte contendo, ao menos em estado embrionário, um projecto de investigação de Mestrado em Relações Internacionais. A assiduidade, pontualidade, e a atenção, participação e empenho no trabalho prático nas aulas serão incorporados na nota final, caso todos os parâmetros mereçam avaliação positiva, sob a forma de um bónus de 1 valor. A avaliação não-contínua consistirá num exame final abrangendo toda a matéria de um ponto de vista do domínio teórico, em vez de prático, das matérias leccionadas (100%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CORBETTA, Piergiorgio - Social research: theory, methods and techniques. Londres: SAGE Publications, 2003. GEORGE, Alexander L. & BENNETT, Andrew - Case studies and theory development in the social sciences. Cambridge: MIT Press, 2005. GOODIN, Robert E. & TILLY, Charles (Eds.) - The Oxford handbook of contextual political analysis. New York: Oxford University Press, 2008. HALPERIN, Sandra & HEATH, Oliver - Political research: methods and practical skills. 3ª Edição. Oxford: Oxford University Press, 2020. HOWARD, Christopher - Thinking like a political scientist. Chicago: The University of Chicago Press, 2017. LOVEJOY, Arthur O. - Essays in the history of ideas. Baltimore: John Hopkins University Press, 2019 [1948]. MAHONEY, James & RUESCHEMEYER, Dietrich (Eds.) - Comparative historical analysis in the social sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. RIHOUX, Benoît & RAGIN, Charles C. (Eds.) - Configurational comparative methods. Thousand Oaks: SAGE, 2008.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não