A Universidade Lusófona lidera projeto europeu para a criação de um sistema de aviso antecipado de degradação ambiental
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No dia 18 de janeiro ocorreu na Biblioteca da Universidade Lusófona de Lisboa a reunião Kick-off do projeto EWALD – um projeto financiado pela Agência Executiva Europeia de Investigação da Comissão Europeia, e coordenado pela Professora Svitlana Lyubchyk da Universidade Lusófona.
O projeto EWALD tem como principal foco a observação do planeta terra através do espaço para aviso antecipado da degradação terrestre nas fronteiras da União Europeia, sendo que o seu objetivo é desenvolver uma estrutura inovadora de Sistema de Aviso Antecipado (Early Warning System), utilizando dados de observação terrestre de múltiplas fontes e escalas, para atribuir uma resposta mais eficaz a ameaças na fronteira externa da União Europeia. O projeto baseia-se no argumento de que a degradação terrestre é um dos principais desafios mundiais, intensificado com as alterações climáticas, e que se impõem como um risco à segurança da União Europeia, por exemplo, devido às tensões socioeconómicas que se fazem sentir nas suas fronteiras.
Este projeto conta com a participação de vários parceiros (investigadores académicos e empresas) internacionais que estiveram presentes na reunião, nomeadamente: CASRE (Centro Científico de Pesquisa Aeroespacial da Terra do Instituto de Ciências Geológicas da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia); Universidade de Bergen (Noruega); ECOMM (Ucrânia); Universidade Cadi Ayyad (Marrocos); RESING (Marrocos); Univerisdade de Zilina (Eslováquia); EIGES da Universidade Lusófona (Portugal).
Na reunião foram discutidos várias condições inerentes à parceria entre as organizações e também futuros eventos de ‘networking’ necessários para a continuação do projeto. Esta reunião foi também importante especialmente para a coordenação dos parceiros e das tarefas a serem realizadas por cada um destes para alcançar os importantes milestones no campo da investigação, assim como para discutir os futuros passos a serem dados no projeto.
Outros Artigos
- Projeto RUN: Rios Urbanos Naturalizados
- Projeto iLOX: Inibidores Inovadores para Combate ao Cancro da Mama
- Projeto YouNDigital: Jovens, Notícias e Cidadania Digital
- Projeto Bergolis: Realidade Virtual ao Serviço da Terapia de Fobias
- Projeto BuildingAdapt: ULusófona Inova na Adaptação Climática de Infraestruturas