filmeu
Conversas Sobre...
conversas-sobre-header

Projeto BuildingAdapt: ULusófona Inova na Adaptação Climática de Infraestruturas

Conversas Sobre...

Partilhar

Projeto pioneiro avalia a resiliência do Edifício A no campus da ULusófona e propõe soluções sustentáveis para os desafios das alterações climáticas

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS9 ODS11 ODS13

24.02.25 - 19h30

A Universidade Lusófona está a liderar o projeto BuildingAdapt, que tem como objetivo estudar a capacidade de adaptação de edifícios universitários às alterações climáticas. Este trabalho inovador procura melhorar a sustentabilidade e a capacidade de resposta dos edifícios universitários ao longo do tempo, a longo prazo.

No centro do projeto encontra-se o Edifício A, localizado no campus da Universidade Lusófona – Centro Universitário Lisboa, escolhido como caso de estudo pela sua relevância no contexto académico, histórico, e pelas suas características arquitetónicas.

O BuildingAdapt irá identificar pontos críticos de fragilidade no Edifício A, propondo soluções concretas para melhorar a eficiência energética. Entre as iniciativas previstas estão a criação de modelos digitais para simular cenários climáticos futuros, a monitorização de conforto ambiental em tempo real e a análise de materiais e sistemas já existentes, na envolvente edificada.

O envolvimento ativo da comunidade universitária é uma componente essencial deste projeto. Professores, alunos e funcionários serão convidados a participar, contribuindo com perspetivas práticas, para o desenvolvimento das soluções a propor. Esta abordagem colaborativa é considerada um elemento-chave para o sucesso do projeto.

O BuildingAdapt surge numa altura em que os impactos das alterações climáticas se fazem sentir de forma crescente em Portugal, com fenómenos como temperaturas extremas, o que pode conduzir a sobreaquecimento dos espaços interiores. Os resultados do projeto visam apoiar a tomada de decisão, no processo de reabilitação do edifício, bem como, servir de exemplo para outras instituições. Suportado em publicações científicas, e workshops, este estudo posiciona-se como um modelo de adaptação climática no setor do ensino superior, reafirmando o compromisso da Universidade Lusófona com a inovação e a sustentabilidade.


Cobertura
Catarina Castanheira e Renato Costa

Edição
Renato Costa

Texto
Catarina Castanheira

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios