Estudo investiga como jovens consomem notícias, explorando diversidade, género e news avoidance, com questionários, entrevistas e ações formativas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital investiga como os jovens interagem com o ecossistema noticioso, explorando temas como diversidade, género e news avoidance (evitar notícias). A partir de uma revisão de literatura, a equipa identificou lacunas na investigação sobre o consumo de notícias entre jovens de diferentes contextos, incluindo comunidades em situação de vulnerabilidade e diversas nacionalidades.
No trabalho de campo, foi aplicado um questionário representativo nacionalmente junto de jovens entre 15 e 24 anos, complementado por entrevistas com influenciadores de notícias. Os resultados revelam um afastamento dos jovens do contexto escolar relativamente ao mundo digital e às plataformas de informação, além da perceção generalizada das notícias como monótonas e pouco atrativas.
Para enfrentar este desafio, o projeto inclui ações formativas dirigidas a jovens, professores e jornalistas. Atualmente, estão a ser desenvolvidos webinars e sessões educativas em parceria com a Direção-Geral de Educação. Previsto para ser concluído em junho de 2025, o projeto já busca novas colaborações internacionais para ampliar o seu impacto.
Produção
Catarina Machado
Entrevista
Catarina Machado
Imagem
Catarina Machado
Vídeo (Edição)
Catarina Machado
Vídeo (Edição)
Mariana Devezas
Cortes
Website da YouNDigital, RTP, Jornal Público, D.G. da Educação
Cursos Relacionados
Outros Artigos
- Projeto RUN: Rios Urbanos Naturalizados
- Projeto iLOX: Inibidores Inovadores para Combate ao Cancro da Mama
- Projeto Bergolis: Realidade Virtual ao Serviço da Terapia de Fobias
- Projeto BuildingAdapt: ULusófona Inova na Adaptação Climática de Infraestruturas
- Projeto EPIC-WE: Jovens no Centro da Criação Cultural Através de Videojogos