Estudo investiga como jovens consomem notícias, explorando diversidade, género e news avoidance, com questionários, entrevistas e ações formativas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital investiga como os jovens interagem com o ecossistema noticioso, explorando temas como diversidade, género e news avoidance (evitar notícias). A partir de uma revisão de literatura, a equipa identificou lacunas na investigação sobre o consumo de notícias entre jovens de diferentes contextos, incluindo comunidades em situação de vulnerabilidade e diversas nacionalidades.
No trabalho de campo, foi aplicado um questionário representativo nacionalmente junto de jovens entre 15 e 24 anos, complementado por entrevistas com influenciadores de notícias. Os resultados revelam um afastamento dos jovens do contexto escolar relativamente ao mundo digital e às plataformas de informação, além da perceção generalizada das notícias como monótonas e pouco atrativas.
Para enfrentar este desafio, o projeto inclui ações formativas dirigidas a jovens, professores e jornalistas. Atualmente, estão a ser desenvolvidos webinars e sessões educativas em parceria com a Direção-Geral de Educação. Previsto para ser concluído em junho de 2025, o projeto já busca novas colaborações internacionais para ampliar o seu impacto.
Produção
Catarina Machado
Entrevista
Catarina Machado
Imagem
Catarina Machado
Vídeo (Edição)
Catarina Machado
Vídeo (Edição)
Mariana Devezas
Cortes
Website da YouNDigital, RTP, Jornal Público, D.G. da Educação