filmeu
Conversas Sobre...
conversas-sobre-header

Projeto Plenitude: O impacto do exercício físico em pacientes com cancro da mama

Conversas Sobre...

Partilhar

Investigação comprova efeitos positivos do exercício físico na saúde física e emocional de mulheres com cancro da mama

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS3 ODS5

04.07.25 - 19h30

Spotify


A prática de exercício físico estruturado pode desempenhar um papel determinante na recuperação e qualidade de vida de mulheres com cancro da mama. Esta é a principal conclusão da investigação científica desenvolvida por Hugo Ribeiro, no âmbito do Mestrado em Exercício e Saúde da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.

O estudo analisou os efeitos de um programa de exercício físico em formato online, associado a entrevista motivacional, em mulheres com cancro da mama. Os resultados revelaram melhorias substanciais na aptidão física, como força muscular, capacidade cardiorrespiratória e mobilidade e também a nível psicológico e emocional, nomeadamente na autoestima, qualidade do sono e motivação para retomar a rotina diária.

A investigação destaca ainda que o exercício físico contribui para reduzir os efeitos adversos dos tratamentos oncológicos, ajudando a manter a continuidade terapêutica e a minimizar sintomas como a fadiga, a perda de densidade óssea e o aumento da massa gorda.

O estudo esteve na origem do desenvolvimento do programa Plenitude, que hoje continua a aplicar estes princípios mediante um serviço de acompanhamento integrado com exercício físico, nutrição e apoio emocional.

Produção
Catarina Machado e Paulo Renato

Imagem
Catarina Machado e Paulo Renato

Entrevista
Mariana Devezas

Edição
Paulo Renato

Texto
Sofia Pereira

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios