filmeu
Entrevistas
reshape-header

Os Avanços na Ciência do Exercício, na Saúde e Prevenção da Obesidade

Entrevistas

Partilhar

Uma entrevista imperdível com os professores e especialistas Peter Katzmarzyk e José Maia

19.02.24 - 10h55

O CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, sediou, no dia 15 de setembro, a conferência científica com o Professor Peter Katzmarzyk e o Professor José Maia, especialistas no campo da ciência da atividade física e saúde pública.

Foram apresentados os projetos de pesquisa, “Compreendendo a obesidade infantil: O Estudo Internacional da Obesidade Infantil, Estilo de Vida e Meio Ambiente” e “O projeto RUSH: Regresso à escola após a COVID-19 – os papéis fundamentais da família, da escola e das comunidades no crescimento e desenvolvimento motor das crianças”.

No evento realizado no campus da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa, foi proporcionado um espaço para cientistas, pesquisadores e especialistas do setor, onde foi possível partilhar conhecimentos sobre os mais recentes avanços na ciência do exercício, na promoção da saúde e na prevenção da obesidade.

Peter Katzmarzyk, reconhecido pela sua experiência em epidemiologia da atividade física e saúde global, apresentou o projeto ISCOLE e a sua abordagem para a compreensão do comportamento da atividade física entre crianças de diferentes culturas e origens. Pretendeu, por isto identificar, os principais fatores que influenciam os níveis de atividade física entre as crianças em todo o mundo, abrindo um caminho claro para intervenções eficazes de combate ao sedentarismo.

José Maia por sua vez, é especializado em fisiologia do exercício e intervenção de saúde pública, tendo partilhado ideias do seu projeto RUSH. Considerado um ambicioso esforço, procura examinar a relação entre a aptidão física durante a adolescência e a qualidade da saúde cardiovascular numa fase mais tardia da vida. Investiga ainda como os níveis de aptidão física impactam os fatores de risco de doenças cardiovasculares ao longo do tempo, bem como a possibilidade de melhorar as estratégias de saúde pública dirigidas às populações jovens.

A conferência científica CIDEFES ofereceu, sobretudo, uma oportunidade para os participantes interagirem com estes dois cientistas à medida que apresentaram os seus projetos de investigação, bem como discussões informativas lideradas por especialistas de diversas disciplinas relacionadas, promovendo a colaboração e a partilha de conhecimento entre os participantes.

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios