Idealizadora do premiado filme "Banzo" e docente da Universidade Lusófona, discute memórias coloniais tecendo uma crónica de um passado esquecido
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Margarida Cardoso, docente da ULusófona, é conhecida pela sua abordagem sensível e profunda de temas históricos e culturais. Idealizadora do premiado filme Banzo, vencedor do Prémio Árvore da Vida no IndieLisboa 2024, a cineasta reflete sobre as memórias coloniais e as suas repercussões contemporâneas. Além da sua carreira no cinema, também colabora com o programa DocNomads na ULusófona, inspirando futuras gerações de cineastas.
Durante a entrevista, Margarida Cardoso partilhou a sua motivação para criar Banzo, um filme que retrata a nostalgia e os traumas ligados à escravidão e ao colonialismo. Segundo a mesma, a metáfora dos "zombies e espectros" foi utilizada para ilustrar os efeitos psicológicos do Banzo e revelou influências literárias, como o escritor britânico Joseph Conrad.
Sobre o impacto que deseja provocar no público, é enfatizada a importância de um olhar crítico sobre o passado e de um diálogo mais aberto sobre as memórias coloniais. A mesma, refletiu também em como a sua experiência como docente no programa DocNomads influenciou a sua abordagem na criação do filme, ressaltando a diversidade de perspetivas como um elemento enriquecedor.
O Prémio Árvore da Vida, reconhece obras com qualidades espirituais e humanistas, e tem sido um marco significativo para Banzo. Para Margarida Cardoso, esta distinção valida o compromisso do filme com uma abordagem sensível e reflexiva sobre o tema.
Por fim, a cineasta deixou uma mensagem importante para os estudantes da Universidade Lusófona: "O cinema tem o poder de transformar consciências. Para quem deseja se destacar no mercado, é essencial ter coragem para contar histórias relevantes e mergulhar nas complexidades da nossa história", concluiu.
Cobertura
Ana Azevedo e Rui Simões
Rui Simões
Trailer
Cursos Relacionados
- Licenciatura em Cinema e Artes dos Media (Lisboa)
- Mestrado em Estudos Cinematográficos (Lisboa)
- Mestrado em Realização para Cinema Documental (Lisboa)
- Mestrado Erasmus Mundus em Kino Eyes - Realização e Produção Cinematográfica (Lisboa)
- Formação Livre em Empreendedorismo para as Indústrias Criativas - Globalização, Cinema e Televisão na Era Digital (Lisboa)