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Disciplina Didática da Informática II

  • Apresentação

    Apresentação

    — A UC de Dida¿tica da Informa¿tica II e¿ entendida como um espac¿o de reflexa¿o, ana¿lise e problematizac¿a¿o sobre temas e questo¿es fundamentais do curri¿culo de Informa¿tica e da pra¿tica letiva do professor. — Pretende-se, em particular, proporcionar aos futuros professores oportunidades de ana¿lise de modos de desenvolvimento do curri¿culo, nomeadamente, no que se refere a¿ explicitac¿a¿o e concretizac¿a¿o de opc¿o¿es pedago¿gicas e dida¿ticas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tema 1: Temas curriculares fundamentais na a¿rea do ensino da Informa¿tica (Algoritmia e Programac¿a¿o, Bases de Dados, Redes de Comunicac¿a¿o, Multime¿dia e Sistemas de Informac¿a¿o, Web design); objetivos e formas de abordagem pedago¿gica. Tema 2: Cena¿rios de Aprendizagem: conceito, fundamentos e operacionalizac¿a¿o em planificac¿a¿o de unidades tema¿ticas. Tema 3: Metodologias Ativas de trabalho com os alunos: exemplos: “Problem-based Learning”, “Project-based Learning”, “Flipped Classroom”, “Peer Programming”.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa levar estudantes a adquirir: — Conhecimento e compete¿ncia de ana¿lise do papel dos diversos temas especi¿ficos no curri¿culo – e.g., Programac¿a¿o (diferentes paradigmas), Bases de Dados, Redes de Comunicac¿a¿o, etc. - e do grau de aprofundamento a realizar em func¿a¿o dos correspondentes objetivos; — Compete¿ncia de planificac¿a¿o de unidades tema¿ticas, selec¿a¿o de recursos e de formas de avaliac¿a¿o das aprendizagens, reconhecendo criticamente diferentes perspetivas dida¿ticas e metodologias ativas; — Compete¿ncia na ana¿lise das dificuldades dos alunos em a¿reas cri¿ticas dos curri¿culos na a¿rea da Informa¿tica; — Compete¿ncia na criac¿a¿o e adaptac¿a¿o de propostas de trabalho e de situac¿o¿es dida¿ticas para a aprendizagem, no a¿mbito dos diferentes temas curriculares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A inovação é uma diretriz central no planejamento das atividades dos alunos para atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barge, S. (2017). Principles of Problem and Project Based Learning - The Aalborg PBL Model https://www.aau.dk/digitalAssets/62/62747_pbl_aalborg_modellen.pdf. Matos, J. F. (2016). Princi¿pios orientadores para o desenho de cena¿rios de aprendizagem. Projeto TEL@FTELab. Pedro, A., Piedade, J, Matos, J.F. & Pedro, N. (2019). Redesigning initial teacher's education practices with learning scenarios. International Journal of Information and Learning Technology, Pedro, A., Piedade, J. & Matos, J.F. (2019). Cena¿rios de Aprendizagem na Formac¿a¿o Inicial de Professores de Informa¿tica Revista Luso¿fona de Educac¿a¿o, 45, 223-238 223 Piedade, J., Pedro, A. & Matos, J.F. (2018). Cena¿rios De Aprendizagem Como Estrate¿gia De Planificac¿a¿o De Aulas na Formac¿a¿o Inicial De Professores: O Exemplo Da A¿rea De Informa¿tica. In A. Moser (Ed.). Educac¿a¿o e Tecnologias: Professores e suas Pra¿ticas. Artesanato Educacional.
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