-
Apresentação
Apresentação
— A UC Dida¿tica da Informa¿tica III e¿ entendida como um espac¿o de trabalho, reflexa¿o, ana¿lise e problematizac¿a¿o sobre temas e questo¿es fundamentais que constituem a pra¿tica profissional do professor de Informa¿tica. — Pretende-se proporcionar aos futuros professores de Informa¿tica oportunidades de aprendizagem acerca das mu¿ltiplas func¿o¿es que o professor tera¿ nomeadamente no que se refere ao seu papel de dinamizac¿a¿o de atividades escolares na¿o disciplinares, lideranc¿a de processos de mudanc¿a e transformac¿a¿o digital no meio escolar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6572-24093
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tema 1: Plataformas LMS: fundamentos de aprendizagem suportada por ambientes em LMS; plataformas web-based e server-based.; tipologias CMS e PLE. Tema 2: Princi¿pios pedago¿gicos e carateri¿sticas. Processos de instalac¿a¿o e configurac¿a¿o de LMS; administrac¿a¿o e gesta¿o de LMS; plataformas adaptativas. Tema 3: Design Instrucional: modelos ADDIE e 4C/ID; e learning e b learning; e moderac¿a¿o. Propostas pedago¿gicas em modalidades b/e learning no ensino de Informa¿tica e TIC. Tema 4: Avaliac¿a¿o em regimes a dista¿ncia e e assessment; modelos e instrumentos de avaliac¿a¿o de atividades em e learning; explorac¿a¿o de ferramentas digitais de avaliac¿a¿o. Tema 5: Utilizac¿a¿o de LMS em atividades escolares de i¿ndole na¿o letiva: exemplos e tende¿ncias. Tema 6: Visa¿o prospetiva sobre a formac¿a¿o online: MOOC, formac¿a¿o enriquecida com Realidade Aumentada e Mista, Laborato¿rios Remotos.
-
Objetivos
Objetivos
Os futuros professores devem nesta UC adquirir compete¿ncias e conhecimentos, sendo capazes de: — Conhecer as bases e fundamentos da formac¿a¿o em “Learning Management Systems” (LMS) e o papel da Web 2.0 na educac¿a¿o — Enunciar e aplicar procedimentos de selec¿a¿o, configurac¿a¿o e administrac¿a¿o de LMS; — Conhecer modelos e me¿todos de formac¿a¿o dista¿ncia e e-learning e a sua operacionalizac¿a¿o no ensino de Informa¿tica; — Conhecer processos e elaborar instrumentos de avaliac¿a¿o em modalidades de ensino mediado por plataformas LMS e outras ferramentas online; — Conceber formas de utilizac¿a¿o de LMS no apoio virtual a atividades escolares de i¿ndole na¿o letiva nomeadamente na comunicac¿a¿o e colaborac¿a¿o entre os membros da comunidade escolar (e.g., Direc¿a¿o, Conselho Pedago¿gico, Direc¿a¿o de Turma).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação é uma orientação central no planeamento das atividades dos estudntes para a concretização do seu cenário de aprendizagem e plano de intervenção.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, T. (Ed.) (2008). Theory and Practice of Online Learning. http://cde.athabascau.ca/online_book/pdf/TPOL_book.pdf de Vries, M. J. (Eds.) (2018). International Handbook of Technology Education. Rotterdam: Sense Publishers. Haythornthwaite, C., Andrews, R., Fransman, J., & Meyers, E. M. (2016). The SAGE Hanbook of E-learning Research. SAGE Publicaions Ltd. De acordo com os to¿picos de LMS selecionados pelos grupos em cada Case Study, e¿ fornecida bibliografia base orientada.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não