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Disciplina Iniciação à Prática Profissional I

  • Apresentação

    Apresentação

    Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional”, “Dida¿tica da Informa¿tica” e “Planeamento Curricular e Avaliação”. Nas UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional” ha¿ uma progressa¿o da familiarizac¿a¿o com as pra¿ticas profissionais, desde os aspetos mais gerais ate¿ aos mais especi¿ficos, nomeadamente os que se relacionam diretamente com o ensino da Informa¿tica e com as funções do professor de Informática.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Escola e o futuro. Análise da escola de um ponto de vista prospetivo face ao desenvolvimento tecnológico 2. O professor de Informática: competências e funções. Outros papéis do professor na escola. 3. A escola como organização educativa. A sala de aula de informática. Projetos e iniciativas com os alunos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa conduzir os estudantes a: a. adquirir uma visão sobre a escola num sentido prospetivo face ao desenvolvimento tecnológico; b. conhecer a estrutura do sistema escolar em Portugal e a oferta na área de Informática; c. conhecer o enquadramento legal das funções docentes;  d. adquirir uma visão acerca do perfil do professor de Informática, nomeadamente na dimensão da prática docente, direção de turma e participação no grupo disciplinar.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Comissão Europeia (2019). A Educação Digital nas Escolas da Europa. Relatório Eurydice. Serviço das Publicações da União Europeia. Hargreaves, A. (1998). Os Professores em Tempos de Mudança.  McGraw-Hill.  Jonassen, D. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas. Porto Editora. Papert, S. (1985). LOGO: Computadores e Educação. Editora Brasiliense. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK. The Committee on European Computing Education (CECE). (2017). Informatics Education in Europe: Are We All In The Same Boat? Informatics Europe & ACM Europe. Turkle, S. (1989). O Segundo Eu, os Computadores e o Espírito Humano. Presença  UNESCO (2011). ICT Competency Standards for Teachers. Policy framework. UNESCO.
INSCRIÇÃO AVULSO
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