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Apresentação
Apresentação
Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional”, “Dida¿tica da Informa¿tica” e “Planeamento Curricular e Avaliação”. Nas UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional” ha¿ uma progressa¿o da familiarizac¿a¿o com as pra¿ticas profissionais, desde os aspetos mais gerais ate¿ aos mais especi¿ficos, nomeadamente os que se relacionam diretamente com o ensino da Informa¿tica e com as funções do professor de Informática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6572-8867
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Escola e o futuro. Análise da escola de um ponto de vista prospetivo face ao desenvolvimento tecnológico 2. O professor de Informática: competências e funções. Outros papéis do professor na escola. 3. A escola como organização educativa. A sala de aula de informática. Projetos e iniciativas com os alunos.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC visa conduzir os estudantes a: a. adquirir uma visão sobre a escola num sentido prospetivo face ao desenvolvimento tecnológico; b. conhecer a estrutura do sistema escolar em Portugal e a oferta na área de Informática; c. conhecer o enquadramento legal das funções docentes; d. adquirir uma visão acerca do perfil do professor de Informática, nomeadamente na dimensão da prática docente, direção de turma e participação no grupo disciplinar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
(ver campo anterior)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Comissão Europeia (2019). A Educação Digital nas Escolas da Europa. Relatório Eurydice. Serviço das Publicações da União Europeia. Hargreaves, A. (1998). Os Professores em Tempos de Mudança. McGraw-Hill. Jonassen, D. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas. Porto Editora. Papert, S. (1985). LOGO: Computadores e Educação. Editora Brasiliense. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK. The Committee on European Computing Education (CECE). (2017). Informatics Education in Europe: Are We All In The Same Boat? Informatics Europe & ACM Europe. Turkle, S. (1989). O Segundo Eu, os Computadores e o Espírito Humano. Presença UNESCO (2011). ICT Competency Standards for Teachers. Policy framework. UNESCO.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não