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Disciplina Iniciação à Prática Profissional II

  • Apresentação

    Apresentação

    Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional”, “Dida¿tica da Informa¿tica” e “Planeamento Curricular e Avaliação”. Nas UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional” ha¿ uma progressa¿o da familiarizac¿a¿o com as pra¿ticas profissionais, desde os aspetos mais gerais ate¿ aos mais especi¿ficos, nomeadamente ods que se relacionam diretamente com o ensino da Informa¿tica e com as funções do professor de Informática. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Observac¿a¿o e ana¿lise de atividades curriculares e na¿o curriculares relacionadas com a Informa¿tica desenvolvidas nas escolas e agrupamentos de escolas. Organizac¿a¿o de Laborato¿rios de Informa¿tica e outros espac¿os para atividades curriculares e na¿o curriculares. Orientac¿o¿es e programas de Informa¿tica.  Legislac¿a¿o e documentos orientadores da atividade escolar. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Familiarizac¿a¿o com atividades curriculares e na¿o curriculares relacionadas com a Informa¿tica desenvolvidas nas escolas e agrupamentos de escolas. Conhecer o enquadramento legal das func¿o¿es docentes. Conhecer a estrutura do sistema escolar em Portugal.  Conhecer a organizac¿a¿o das escolas (direc¿a¿o, departamentos, grupos disciplinares, etc.). Avaliac¿a¿o, adaptac¿a¿o e desenvolvimento de materiais educativos. Compete¿ncia de trabalho colaborativo, com professores de Informa¿tica e de outras a¿reas disciplinares. Compete¿ncia de abordagens inclusivas, incluindo a identificac¿a¿o de equipamentos adequados a alunos com necessidades educativas especiais. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arends, R. I. (2007). Aprender a Ensinar. (7.a Ed.). McGraw-Hill de Portugal. Comissa¿o Europeia/EACEA/Eurydice. (2019). A Educac¿a¿o Digital nas Escolas da Europa. Relato¿rio Eurydice. Servic¿o das Publicac¿o¿es da Unia¿o Europeia. Interior Concepts. (2015). Computer Labs Classrooms: A Planning Guide. Spring Lake, MI, USA. Jonassen, D. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas. Porto Editora. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK. Rolda¿o, M. C. (2009). Estrate¿gias de Ensino. O saber e o agir do professor. Fundac¿a¿o Manuel Lea¿o. The Committee on European Computing Education (CECE). (2017). Informatics Education in Europe: Are We All In The Same Boat? Informatics Europe & ACM Europe. UNESCO. (2018). UNESCO ICT Competency Framework for Teachers (Version 3). Paris. Williamson, B. (ed.) 2015. Coding/Learning: Software and digital data in education. University of Stirling.
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