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Apresentação
Apresentação
Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional”, “Dida¿tica da Informa¿tica” e “Planeamento Curricular e Avaliação”. Nas UC “Iniciac¿a¿o a¿ Pra¿tica Profissional” ha¿ uma progressa¿o da familiarizac¿a¿o com as pra¿ticas profissionais, desde os aspetos mais gerais ate¿ aos mais especi¿ficos, nomeadamente ods que se relacionam diretamente com o ensino da Informa¿tica e com as funções do professor de Informática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6572-8870
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Observac¿a¿o e ana¿lise de atividades curriculares e na¿o curriculares relacionadas com a Informa¿tica desenvolvidas nas escolas e agrupamentos de escolas. Organizac¿a¿o de Laborato¿rios de Informa¿tica e outros espac¿os para atividades curriculares e na¿o curriculares. Orientac¿o¿es e programas de Informa¿tica. Legislac¿a¿o e documentos orientadores da atividade escolar.
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Objetivos
Objetivos
Familiarizac¿a¿o com atividades curriculares e na¿o curriculares relacionadas com a Informa¿tica desenvolvidas nas escolas e agrupamentos de escolas. Conhecer o enquadramento legal das func¿o¿es docentes. Conhecer a estrutura do sistema escolar em Portugal. Conhecer a organizac¿a¿o das escolas (direc¿a¿o, departamentos, grupos disciplinares, etc.). Avaliac¿a¿o, adaptac¿a¿o e desenvolvimento de materiais educativos. Compete¿ncia de trabalho colaborativo, com professores de Informa¿tica e de outras a¿reas disciplinares. Compete¿ncia de abordagens inclusivas, incluindo a identificac¿a¿o de equipamentos adequados a alunos com necessidades educativas especiais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação é integrante das metodologis utilizadas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arends, R. I. (2007). Aprender a Ensinar. (7.a Ed.). McGraw-Hill de Portugal. Comissa¿o Europeia/EACEA/Eurydice. (2019). A Educac¿a¿o Digital nas Escolas da Europa. Relato¿rio Eurydice. Servic¿o das Publicac¿o¿es da Unia¿o Europeia. Interior Concepts. (2015). Computer Labs Classrooms: A Planning Guide. Spring Lake, MI, USA. Jonassen, D. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas. Porto Editora. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK. Rolda¿o, M. C. (2009). Estrate¿gias de Ensino. O saber e o agir do professor. Fundac¿a¿o Manuel Lea¿o. The Committee on European Computing Education (CECE). (2017). Informatics Education in Europe: Are We All In The Same Boat? Informatics Europe & ACM Europe. UNESCO. (2018). UNESCO ICT Competency Framework for Teachers (Version 3). Paris. Williamson, B. (ed.) 2015. Coding/Learning: Software and digital data in education. University of Stirling.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não