
Canis em Ambiente Aquático
Especialistas de várias áreas reuniram-se no dia 5 de maio, na Universidade Lusófona, para um evento sobre os Canis-lobos e cães em ambiente aquático.
16.05.23 - 10h05O objetivo do evento foi discutir a adaptação dos cães a este ambiente e as suas tendências de presença em ambientes aquáticos, bem como a sua utilização histórica em atividades como a pesca e a entrega de mensagens entre barcos-correio.
O evento contou com vários participantes dos quais incluindo Laurentina Pedroso, Maria Eduarda Pires, Francesca Lugli, Susana Jacobetty, João Bettencourt Bacelar, Mara João Valente, Baine Ostrander, Ana Elisabete Pires, Ludmila Paixão Blaschikoff, Margarida Alves, Francisco Petrucc Fonseca, Clea Detry, Cristina Lopes e Daiana Ferreira.
Durante o evento, foram apresentadas pesquisas etnográficas sobre as tradições portuguesas relacionadas com os cães em ambientes aquáticos. A raça de cão de água português, que já foi considerada a mais rara do mundo, foi também discutida como um recurso genético animal de elevada relevância no contexto nacional e internacional.
Os especialistas destacaram a beleza, diferenciação genética e adaptabilidade dos cães em ambientes aquáticos, assim como a sua utilidade em atividades humanas como a educação e a assistência social. Este evento foi uma oportunidade para explorar o fascínio em torno deste património cultural e para aprofundar a compreensão da relação entre os cães e o ambiente aquático.
Consulte as fotos do evento aqui.
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto