
Geopercurso no Campus da Universidade Lusófona Estuda Recursos Geológicos
Estudantes de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente completam investigação sobre recursos geológicos aplicados no Campus
24.05.24 - 16h51Este ano, os estudantes de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona tiveram a oportunidade de participar em mais uma fase do Geopercurso no Campus Universitário. O projeto, desenvolvido no âmbito da cadeira de Geologia Geral e Aplicada, contou com o apoio da professora Anabela Cruces e teve como objetivo principal estudar e identificar os diversos tipos de recursos geológicos presentes no Campus e analisar a sua aplicação.
Durante a pesquisa, os estudantes focaram-se em diferentes pontos do campus, recolhendo e tratando dados sobre os materiais utilizados nas infraestruturas. Um dos destaques do estudo foi o pavimento da calçada na entrada da Universidade Lusófona, onde se identificou o uso de calcário, uma rocha sedimentar quimiogénica composta predominantemente por CaCO3 (calcite). Este material, de origem não metálica, é amplamente utilizado em pavimentações, além de outras aplicações industriais e agrícolas.
A investigação permitiu não só aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre os recursos geológicos, mas também compreender melhor as escolhas de materiais na construção e na ornamentação do campus. A importância de tal estudo reflete-se na aplicação prática do conhecimento, fundamental para a formação dos estudantes nas áreas de engenharia.
Os resultados deste trabalho serão úteis tanto para a comunidade académica como para futuras intervenções no campus, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência das construções e reformas realizadas na Universidade Lusófona.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto