
Projeto SOS Climate Waterfront
Investigadores participam em workshop organizado pela Universidade Lusófona
12.06.23 - 17h14Durante 30 dias, a cidade de Lisboa tornou-se um centro de criatividade e colaboração que reuniu diversos investigadores de todo o mundo, unidos pelo objetivo comum de criar soluções para combater as alterações climáticas em áreas costeiras em toda a Europa.
No workshop internacional “SOS Climate Waterfront”, organizado pela Universidade Lusófona, os participantes desenvolveram planos urbanos inovadores que abraçaram a sustentabilidade. Após semanas de intensa pesquisa e conceção, as equipas apresentaram as suas propostas, demonstrando a importância das soluções sustentáveis face aos desafios ambientais.
S.O.S Climate Waterfront é um projeto interdisciplinar de cinco anos, que decorre de 2018 a 2023. A iniciativa reúne profissionais de diferentes áreas para conceber estratégias sustentáveis para infraestruturas e planeamento urbano, combinando contextos geográficos, históricos e sociais, para criar soluções resilientes que atenuem os efeitos das alterações climáticas nas zonas costeiras.
Ao longo do workshop, os participantes sublinharam a necessidade de colaboração entre arquitetos, urbanistas e outros especialistas para enfrentar os desafios. Ao preencher as lacunas entre as áreas profissionais, pode ser alcançada uma abordagem holística e sustentável. O workshop proporcionou uma plataforma para diversos grupos desenvolverem soluções abertas e progressivas, considerando os fatores culturais que influenciam as práticas sustentáveis.
Um dos destaques foi a conferência de três dias realizada na prestigiosa Fundação Calouste Gulbenkian, onde oradores de renome reuniram-se para debater temas como a gestão da água, as perspetivas culturais e as alterações climáticas, e o poder da arte na sensibilização para os desafios ambientais e na promoção de cidades sustentáveis.
O workshop também incluiu visitas a locais, como a cidade de Setúbal, para obter uma compreensão mais profunda das áreas costeiras em análise. O local proporcionou uma oportunidade para explorar a evolução da costa portuguesa e descobrir o seu património natural e cultural.
Assista à entrevista com alguns dos investigadores participantes sobre o projeto SOS Climate Waterfront.
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto