-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Seminário de Território, Património e Ecologia deverá convergir no elemento central deste programa doutoral, a valorização estratégica do projeto de arquitetura.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1972-24575
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tendo em vista esta orientação estratégica, o programa da unidade inclui os seguintes pontos: Dinâmicas territoriais, socioeconómicas e culturais; Ordenamento do território: políticas, programas, planos e projetos; Morfologia urbana: a forma física da cidade (sistemas de ruas, padrões de parcelamento e organização do edificado), os agentes e os processos de transformação; Planeamento urbano: instituições, instrumentos, conteúdos, processos e resultados sobre o território e a cidade; Passado e presente do espaço urbano e do tecido edificado; e, ainda Desenvolvimento urbano e conservação do património. Antropologia do espaço sensível na Ecologia Urbana e teoria das ambiências arquitetónicas e urbanas.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo estratégico da unidade curricular é proporcionar ao estudante um conhecimento avançado nos domínios do território, património e ecologia. A concretização deste objetivo estratégico assenta em três objetivos operacionais: o desenvolvimento de uma atividade de ensino e aprendizagem sustentada nos avanços mais recentes da investigação científica e no debate internacional sobre estas três áreas de conhecimento; a estruturação de uma atividade de ensino informada pelos principais aspetos, substantivos e processuais, da prática profissional que está atualmente a ser desenvolvida em Portugal; e a concretização de um programa teórico-prático com uma natureza abrangente – do território ao espaço público e ao edifício – com uma relevância para o desenvolvimento da componente projetual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O Doutoramento em Arquitectura da Universidade Lusófona tem implementado uma relação próxima entre o Pólo Universitário de Lisboa e o do Porto. Para isso, organiza as aulas em aulas presenciais separadas e aulas online conjuntas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bandarin, F. e Van Oers, R. (2012) The historic urban landscape: managing heritage in an urban century. Wiley-Blackwell, Chichester Conzen, M.R.G. (1960) Alnwick, Northumberland: análise do plano de cidade. Urban Forms, Porto Fernandes, F.B. (1996) Transformação e permanência na habitação portuense. As formas da casa na forma da cidade, FAUP Publicações, Porto Ferreira, A.M. (1986) Aspetos da organização do espaço português. FAUP Publicações, Porto Kropf, K.S. (2017) Handbook of urban morphology. Wiley, Londres Oliveira, V. (2016) Urban morphology, an introduction to the study of the physical form of cities, Springer, Cham Oliveira V (ed.) (2018) Planeamento urbano: investigação, ensino e prática profissional, Afrontamento, Porto
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não