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Licenciatura Comunicação Aplicada

A Licenciatura em Comunicação Aplicada proporciona aos estudantes uma formação abrangente nas áreas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas. O seu plano formativo permite ao estudante explorar e escolher a sua área de atuação no campo profissional. ... Ler mais

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Formato do cursoPresencial GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A Licenciatura em Comunicação Aplicada proporciona aos estudantes uma formação abrangente nas áreas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas. O seu plano formativo permite ao estudante explorar e escolher a sua área de atuação no campo profissional. Tem como objetivo formar profissionais especializados e com competências para analisar, desenvolver e implementar estratégicas e políticas de comunicação e marketing para empresas e instituições públicas, privadas e não-governamentais. O curso oferece um percurso académico que alia uma componente teórica elementar na área das Ciências da Comunicação com a formação específica e prática assente nas áreas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas. O plano formativo é amplo e multidisciplinar, altamente orientado para o mercado de trabalho. Por isso, ao longo dos três anos, os estudantes envolvem-se ativamente em iniciativas internas e externas com profissionais e empresas com atuação em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, no sentido de completar a sua formação em aula e de criar pontes para o futuro. Esta licenciatura privilegia o ensino teórico-prático e a aprendizagem baseada em problemas e projetos, no sentido de reforçar a aplicação prática de conhecimentos. No segundo semestre do terceiro ano, os estudantes podem optar por realizar estágio curricular ou projeto.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a um dos seguintes conjuntos:

    • 11 História
    • 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
    ou
    • 11 História
    • 18 Português
    ou
    • 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
    • 18 Português
    ou
    • 13 Inglês
    • 18 Português
    ou
    • 04 Economia
    • 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
    ou
    • 09 Geografia
    • 18 Português


    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Destinatários

    Destinatários

    Estudantes que concluíram o 12º ano de escolaridade e estão interessados em continuar os seus estudos na universidade e na área predominante da Comunicação Aplicada: Publicidade, Relações Públicas e Marketing; Profissionais que reúnem as condições para ingresso no ensino superior e que pretendem adquirir conhecimentos e competências na área; Estudantes que escolheram fazer cursos de nível 4 ou 5 e pretendem continuar os seus estudos nesta licenciatura.
  • Competências

    Competências

    A Licenciatura em Comunicação Aplicada visa formar profissionais com competências abrangentes para atuar nas áreas de gestão e comunicação de Marketing, Publicidade e Relações Públicas. O programa procura capacitar os estudantes com conhecimentos técnicos, científicos e empresariais necessários para se destacarem nessas áreas em organizações de diversas tipologias. Compreendendo a importância da ligação ao mundo empresarial, o curso cria oportunidades de formação e de colaboração com parceiros de diversos domínios. Além disso, prepara os alunos para continuar a sua educação, quer numa perspetiva de diploma de segundo ciclo de estudos, quer de oportunidades académicas, como pós-graduações e formações especializadas. As competências de base a desenvolver são: Estratégias de Comunicação - Conceber estratégias de comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos estratégicos da organização. - Analisar o contexto comunicacional das marcas e procurar informação relevante para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação. - Sustentar a estratégia de comunicação proposta por uma agência de Comunicação e Publicidade. - Orientar e monitorizar o processo de desenvolvimento de estudos de mercado. Estratégia Empresarial - Compreender e exercer a função de marketing num contexto de estratégia empresarial. - Conceber e implementar estratégias de marketing adequadas aos desafios apresentados por clientes de diversas áreas. Políticas de Marketing - Conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos de marketing definidos. Briefings e Planeamento Estratégico - Interpretar fielmente os briefings apresentados pelos clientes e traduzi-los em briefings criativos, de media e de planeamento estratégico. - Elaborar propostas de prestação de serviços de comunicação e marketing que integrem cada uma ou todas as variáveis de comunicação. Estratégia Publicitária - Desenvolver campanhas publicitárias inovadoras que alcancem diferentes públicos-alvo de forma eficaz. - Avaliar e ajustar continuamente campanhas publicitárias com base em métricas de desempenho e feedback do mercado. Relações Públicas - Construir e manter relacionamentos positivos com stakeholders, incluindo meios de comunicação, clientes, colaboradores e comunidades locais. - Gerir crises de comunicação e proteger a reputação da organização através de respostas estratégicas e eficazes. Gestão de Equipas - Orientar e motivar equipas multidisciplinares que atuem para responder aos desafios dos clientes. - Controlar o trabalho desenvolvido por equipas de projetos de comunicação com vista ao cumprimento dos prazos estipulados e dos limites orçamentais razoáveis.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Curso com saídas profissionais diversificadas e forte aposta na empregabilidade.
    • Os conteúdos programáticos abrangem conhecimentos científicos e técnicos atuais e profundos, garantindo as competências que se exigem a todos os que pretendem trabalhar com sucesso nas áreas da Comunicação e nas áreas dominantes da Publicidade e Marketing.
    • Curso ativo na organização de projetos e no estabelecimento de parcerias que proporcionam experiências em contexto real de trabalho e promovem a integração profissional dos estudantes.
    • Corpo docente qualificado e com ampla experiência profissional nas áreas em que lecionam.
    • Formação especializada nas áreas da Publicidade, Marketing e Relações Públicas.
    • Organização de eventos - Congresso, Conferências, Colóquios - com a participação de figuras de relevo na área de estudos.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O diplomado em Comunicação Aplicada poderá exercer a sua atividade profissional na implementação de estratégias e políticas de comunicação em empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor. A Licenciatura em Comunicação Aplicada assegura uma formação integrada nas áreas da Comunicação Aplicada permitindo ao diplomado uma atuação rigorosa na gestão da comunicação tanto nas relações sociais, como no campo profissional das relações com públicos internos e externos, produtos, serviços e marcas. Esta licenciatura prepara os seus diplimados para profissões nas áreas de: Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Assessoria de Comunicação.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    A Licenciatura em Comunicação Aplicada assegura ao estudante uma formação sólida, caraterizada pela flexibilidade, diversidade e atualização que lhe permite, no futuro, frequentar pós-graduações e mestrados nas áreas de especialização Publicidade, Relações Públicas e Marketing.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto disponibiliza uma variedade de recursos de apoio às aprendizagens, como salas de aula com equipamento multimédia, biblioteca, recursos TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), equipamentos pedagógicos e científicos.
  • Investigação

    Investigação

    A Licenciatura em Comunicação Aplicada está integrada na Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação (FCAATI) da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e o CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Culturas e Novas Tecnologias) é um centro de investigação que pertence ao grupo COFAC. Assim, caso o estudante pretenda ingressar em 2º e 3º ciclos de estudo poderá exercer atividades de investigação sempre em ligação com a sua Universidade.

Centro Universitário

Porto | Fac.Comunicação,Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Acesso 187€
      Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português 277€
      Diplomados de Vias Profissionalizantes 187€
      Estudante Internacional 350€
      Estudante Internacional com ENEM 350€
      Maiores 23 (com prova externa já realizada) 187€
      Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna) 187€
      Mudança par Instituição/Curso 100€
      Titulares de CET 187€
      Titulares de CTeSP 187€
      Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento 187€
      Candidatura de Reingresso 100€
      Unidades curriculares isoladas (alunos externos) ? 600€
      Unidades curriculares isoladas (alunos externos) ? 400€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 286€
      Seguro Escolar 45€
      Inscrição em Ano Letivo 325€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 374.4€
      Valor por ECTS 12.48€
    • Valores Candidatura
      Acesso 195€
      Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português 277€
      Diplomados de Vias Profissionalizantes 195€
      Estudante Internacional 400€
      Estudante Internacional com ENEM 400€
      Maiores 23 (com prova externa já realizada) 195€
      Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna) 195€
      Mudança par Instituição/Curso 105€
      Titulares de CET 195€
      Titulares de CTeSP 195€
      Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento 195€
      Candidatura de Reingresso 105€
      Unidades curriculares isoladas (alunos externos) ? 625€
      Unidades curriculares isoladas (alunos externos) ? 425€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 295€
      Seguro Escolar 47€
      Inscrição em Ano Letivo 350€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 389.4€
      Valor por ECTS 12.98€

Direção do Curso

Subdireção do Curso

Ana Sofia Pereira

Secretariado

Susana Oliveira

  • Extensão Telefónica
    3182
  • Local de atendimento
    SATA
  • Horário de atendimento
    9h -17h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 51/2013/AL01

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.
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