A Licenciatura em Comunicação Aplicada visa formar profissionais com competências abrangentes para atuar nas áreas de gestão e comunicação de Marketing, Publicidade e Relações Públicas. O programa procura capacitar os estudantes com conhecimentos técnicos, científicos e empresariais necessários para se destacarem nessas áreas em organizações de diversas tipologias. Compreendendo a importância da ligação ao mundo empresarial, o curso cria oportunidades de formação e de colaboração com parceiros de diversos domínios. Além disso, prepara os alunos para continuar a sua educação, quer numa perspetiva de diploma de segundo ciclo de estudos, quer de oportunidades académicas, como pós-graduações e formações especializadas.
As competências de base a desenvolver são:
Estratégias de Comunicação
- Conceber estratégias de comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos estratégicos da organização.
- Analisar o contexto comunicacional das marcas e procurar informação relevante para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação.
- Sustentar a estratégia de comunicação proposta por uma agência de Comunicação e Publicidade.
- Orientar e monitorizar o processo de desenvolvimento de estudos de mercado.
Estratégia Empresarial
- Compreender e exercer a função de marketing num contexto de estratégia empresarial.
- Conceber e implementar estratégias de marketing adequadas aos desafios apresentados por clientes de diversas áreas.
Políticas de Marketing
- Conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos de marketing definidos.
Briefings e Planeamento Estratégico
- Interpretar fielmente os briefings apresentados pelos clientes e traduzi-los em briefings criativos, de media e de planeamento estratégico.
- Elaborar propostas de prestação de serviços de comunicação e marketing que integrem cada uma ou todas as variáveis de comunicação.
Estratégia Publicitária
- Desenvolver campanhas publicitárias inovadoras que alcancem diferentes públicos-alvo de forma eficaz.
- Avaliar e ajustar continuamente campanhas publicitárias com base em métricas de desempenho e feedback do mercado.
Relações Públicas
- Construir e manter relacionamentos positivos com stakeholders, incluindo meios de comunicação, clientes, colaboradores e comunidades locais.
- Gerir crises de comunicação e proteger a reputação da organização através de respostas estratégicas e eficazes.
Gestão de Equipas
- Orientar e motivar equipas multidisciplinares que atuem para responder aos desafios dos clientes.
- Controlar o trabalho desenvolvido por equipas de projetos de comunicação com vista ao cumprimento dos prazos estipulados e dos limites orçamentais razoáveis.